Fórum Desportivo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A. F Vila Real e a Formação!

4 participantes

Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  Rabelo Qua 8 Set - 14:40


Caros,

Não, não vou alimentar "conversas de mercearia", e vou sobretudo tentar "alimentar" o Futebol Juvenil do nosso Distrito.

Bom, ouvi atentamente a entrevista do Prof José Maria á RCA na passada semana, e temos de "tirar o chapéu" a este este homem que "inventou" a Diogo Cão, e dedicou parte da sua vida á Formação, foi ele o verdadeiro "motor" da Diogo Cão que conjuntamente com o Abambres são os melhores e maiores "alfobres" de jogadores neste Distrito, e nao vou citar nomes que despontaram no Futebol Nacional. Das palavras do Prof José Maria, senti algum desencanto, um "baixar de braços", ou algum cansaço por ter sido nos ultimos anos o "D Quixote" da Formação neste Distrito.

Porém, as questões que deixo no ar são as seguintes?

Para quando um protocolo entre a AFVR, os Clubes deste Distrito, respectivas Autarquias e UTAD, para dotar os Clubes (interessados) de técnicos habilitados para a Formação?

Quando deixarão ALGUMAS das 14 Autarquias deste Distrito, de apenas e só fomentarem o Futebol Sénior dos Clubes dos seus Concelhos, em detrimento da Formação, e sua função social?

Quando é que a AFVR irá "lançar sementes" no Futebol Juvenil, sendo mandatório os Clubes participantes na Honra terem escalões de formação, preferencialmenete Juniores A, já "abortou" esse projecto?

Para quando a Autarquia de Vila Real dotar o Maria Lurdes do Amaral de um sintético, e doar instalações próprias e respectivo sintético à Diogo Cão?

Quando surgirá um protocolo entre os Clubes da Cidade de Vila Real, para cada um deles ter responsabilidade em determinados escalões/patamares, sem jamais se "canibalizarem" e interagirem de forma saudavel?

Quando surgirá no Concelho da Régua um outro sintético, Fontelas ou no C.C.P. ?


E finalmente, numa visão mais abrangente, como todos sabemos o Simão Sabrosa foi formado na Diogo Cão, e... As suas sucessivas transferências, Sporting/Barcelona; Barcelona/Benfica e Benfica/Atl Madrid, e... Se a FIFA protegesse mais e melhor os Clubes formadores, quantos sintéticos teria hoje a Diogo Cão?
Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Re: A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  Rabelo Qua 8 Set - 15:21

Caros,

Curiosamente ao "dar uma volta" pelo Distrito de Vila Real constato que ainda há 2 Concelhos dos 14, que ainda não tem uma infra-estrutura desportiva, e neste caso falo num relvado sintético ou natural, concretamente, aponto o dedo aos Concelhos de Mesao Frio e Ribeira de Pena, porém há cidades/concelhos que mereciam ainda mais e melhor.
Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Re: A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  Rabelo Qui 9 Set - 5:25

"Não podemos viver apenas às custas do poder central ou local, por essa razão, não sobram muitas opções. Só assim é possível haver sustentabilidade no desporto. O futuro do futebol amador sénior deverá passar por aí, caso contrário, está condenado ao desaparecimento."


Estas linhas que acabo de citar pertencem ao Prof José Maria, atentem na legitimidade das mesmas. Concordo plenamente com elas, e sobretudo neste momento de PEC`S e afins, quando á sectores fundamentais onde há cortes orçamentais, falo concretamente nas políticas para a saúde e políticas sociais, o Poder Local e as Autarquias não podem nem devem "sustentar" o Futebol Profissional ou o "Futebol Sénior amador", isso é impraticavel. Concretamente, as Autarquias dotarem os seus Concelhos com infra-estruturas desportivas, completamente de acordo, apoiarem o Futebol Juvenil com pagamento de inscrições e seguros inteiramente de acordo, arcarem com a responsabilidade de transportes, essa sim a política coerente e correcta a tomar. Agora, "doarem" ( ou darem) Subsídios "chorudos" aos Clubes dos seus Concelhos para estes pagarem "subsídios" a atletas amadores numa Distrital na ordem dos 400/500 Euros/mês, NÃO!
Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Camara de Mondim divulga apoio aos Clubes do Concelho!

Mensagem  Rabelo Qui 9 Set - 6:08


Caros,

Acabo de ler na Voz de Trás os Montes, os subsídios de apoio ao associativismo prestado pela Camara Municipal de Mondim de Basto, e de realçar que esses mesmos apoios foram dimnuidos devido a cortes orçamentais (supostamente do Poder Central), porém a Autarquia de Mondim disponibiliza aos clubes do seu Concelho 8000 Kms de Transportes.

Bom, onde pretendo chegar? Atento no subsídio do Atei, 22,5 Mil Euros/ano, este simpático clube com um orçamental mensal de cerca de 3000 euros (orçamento hipotético) a multiplicar por 8 meses, chegamos aos 24 mil Euros, isto é, a Autarquia de Mondim suporta cerca de 95% a época desportiva do Atei, clube esse que não tem ou não teve qualquer escalão de formação. Já me entenderam? E poderiamos falar em clubes que criam escalões de formação para "inglês ver" e para "mascarar" subsídios loucos doados pelas suas Autarquias e que são canalizados para o Futebol Sénior?
Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Futebol Juvenil na Cidade de Vila Real

Mensagem  Morais Qui 9 Set - 11:37

É um facto que no concelho de Vila Real o futebol de formação só existe graças à carolice de muitas pessoas desde treinadores aos pais. Quanto à Autarquia todos os apoios são dirigidos preferencialmente para as Corridas de Automóveis. Veja-se a intenção que a CMVR tem para o mítico Campo do Calvário ou o estado de abandono a que deixou chegar o relvado do Monte da Forca! Acho também vergonhoso que equipas como o FCPorto tenham que jogar em Escariz! As pessoas que acompanham essas equipas devem ir muito mal impressionadas com a nossa cidade. De certeza que até devem fazer "troça" de nós lá no Porto. Na minha opinião o Campo do Calvário deveria ser restaurado com um relvado sintético para aí jogarem as equipas do Bila e as do DC e Abambres que estivessem a jogar em campeonatos nacionais. Também acho que deveria haver um protocolo entre as 3 equipas da cidade para terem sempre uma boa equipa no Nacional: por exemplo, nos Iniciados essa equipa seria da DC, nos juvenis do Abambres e nos juniores do SCVila Real - por sua vez estes jogadores já estariam com um pé nos seniores do SCVila Real. Os seniores assim estariam de certeza a disputar um campeonato mais próximo da Liga Sagres! Assim todos ficariam a ganhar e o nome de VILA REAL seria projectado mais longe a nível Nacional. Haja vontade política e amor à nossa terra para lutar por este ideal. Também deve haver mais respeito entre os 3 clubes da cidade: A DC neste aspecto não tem sido muito cordial com o Bila - há alguns anos, no tempo em que o Prof .Pires era o responsável pela formação, a DC fez no Bila uma colheita a seu belo prazer, levando de lá os melhores jogadores a custo zerooooooooooo! Moral da história: quando queremos apreguar os Valores Éticos, temos que ser nós próprios a pô-los em prática. Não é assim Sr. Professor José Maria?

Morais

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Re: A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  mb17 Sex 10 Set - 3:16

de facto o que era lindo era os 3 clubes unirem-se(nao estou a falar em fusoes) e formar boas equipas nos nacionais e quem sabe assim nao poderiamos ter o scvr em ligas superiores, uma vez que aqui no distrito temos grandes jogadores formados nos 3 clubes!
diogo cao e abambres a ficarem com as camadas jovens nos nacionais e quando chegassem a seniores passavam para o scvr...
atenção que nao estou a dizer para o abambres deixar de ter seniores podiam ter na mesma so que tipo satelite do scvr e ai os custos seriam repartidos...

fica a minha opiniao...

abraçºs

mb17

Mensagens : 43
Data de inscrição : 18/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Artigo de opinião

Mensagem  HRC Sex 10 Set - 7:20

"A juntar a isto, o S. Marta investiu bastante no futebol de formação, ao longo dos anos, sendo este um argumento válido para lutar pela subida de divisão."

Li com atenção o artigo de opinião do Sr. Henrique Silva e gostaria de lhe perguntar apenas o seguinte em relação à frase acima referenciada do seu artigo:

A que últimos anos se está a referir? Aposta na formação de quem??? Do Santa Marta não será concerteza...............

HRC

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Artigo de Opiniao Henrique Silva!

Mensagem  Rabelo Sex 10 Set - 8:04

Caro Henrique,

Li atentamente o seu artigo de opinião subordinado à 1ª Jornada da Honra, e respectivo jogo grande, respeito a mesma, contudo ...

Bom, passo a citar, " O Sta Marta investiu bastante no Futebol de Formação ao longo dos anos, sendo este um argumento válido para lutar pela subida..."
Caro Henrique, creio q pertence ao nucleo de Desporto da RCA, supostamente deverá ou deveria estar bem informado sobre a realidade do Desporto/Futebol deste Distrito.

Pergunto-lhe eu, qual a formação q o Sta Marta tem feito nos ultimos anos? Com quantos atletas conta o Sta Marta provenientes da sua formação?
Bem, eu respondo-lhe. Nos ultimos anos, o Sta Marta tem tido 1/2 equipas nos escalões de formação, e com prestações bem modestas, aliás, meras participações.
Esta temporada (10/11), o Sta Marta no seu Plantel de 21 atletas, conta apenas com 6 q são oriundos do Concelho (Feliciano, Daniel, David, Cenoura, João Mário e Sérgio), e sabe onde foram formados? Também lhe respondo, no Abambres, no Régua e Diogo Cão.

Caro Henrique, esta é uma mera crítica mas construtiva, porém, face ao exposto e que sustentei, há que ter algum cuidado ao que se vai escrevendo por aqui ...

Noutro contexto, faz alusão ao melhor Treinador da Honra Edição 09/10, numa votação promovida pela RCA, jamais questionei o escrutínio, porém, o mesmo tem sempre grandes doses de subjectividade e de aleatório. Contudo, repito, o que dizer do trabalho de Vitor Pereira em Mondim? Da estreia do Mário André no Alijó? E com escassos meios, a quase permanência do Pegarinhos na Honra com o Batista?
Objectivamente, o Justino em 3 anos no comando do Sta Marta, com "orçamentos gordos", com excelentes praticantes, com óptimas condições de trabalho, o que ganhou? Eu respondo, NADA! Essa sim é a avaliação objectiva que poderemos fazer de forma independente!

Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Re: A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  Rabelo Sex 10 Set - 8:09

HRC escreveu:"A juntar a isto, o S. Marta investiu bastante no futebol de formação, ao longo dos anos, sendo este um argumento válido para lutar pela subida de divisão."

Li com atenção o artigo de opinião do Sr. Henrique Silva e gostaria de lhe perguntar apenas o seguinte em relação à frase acima referenciada do seu artigo:

A que últimos anos se está a referir? Aposta na formação de quem??? Do Santa Marta não será concerteza...............

Caro HRC,

Comentei noutro tópico esse mesmo artigo de opinião. Provavelmente o Henrique Silva estará a abordar a formação do Abambres, Diogo Cão ou Régua (só na equipa titular, oriundos da formação do Régua são 6 atletas, Ferraz, Bruno Figueiredo, Caio, Barroso, Diogo e em parte o Marante). Porém, o Concelho de Santa Marta, é membro da OPEP como já referi aqui, e poderá pagar "subsídios" entre 400 e 500 Euros mês, mas formação fazem os outros, formação, para quê? Temos os melhores atletas da Honra, e só o melhor Trienador da Honra, quase somos Campeões!
Rabelo
Rabelo

Mensagens : 75
Data de inscrição : 14/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A. F Vila Real e a Formação! Empty Re: A. F Vila Real e a Formação!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos